top of page
Foto do escritorveramafilmes

Pelas ruas da Lapa é selecionado para mercado internacional Ventana Sur

O projeto de longa-metragem “Pelas ruas da Lapa” foi selecionado pela Associação Brasileira dos Autores Roteiristas (ABRA) para a seção El principio del film da Ventana Sur, o evento do audiovisual mais importante da América Latina, organizado pelo Instituto de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina e o Marché du Film, do Festival de Cannes.



“Cinco personagens se encontram e reencontram durante uma noite no boêmio bairro da Lapa, o real protagonista, que orquestra o caos que conduz os seus destinos” é a logline do projeto de longa-metragem de ficção, ambientado em um dos bairros mais icônicos do Rio de Janeiro. O roteiro será exibido para diversos produtores e profissionais do resto do mundo a traves da seção El Principio del Film, uma iniciativa criada em 2020 para oferecer a diversos roteiros latino-americanos a possibilidades de transcender fronteiras e entrar no mercado internacional.






O roteiro de Silvio de Andrade já tem sido selecionado em vários outros concursos, incluindo o último edital de Novos Roteiristas do Ministério da Cultura brasileiro, onde concorreu com mais de 1.200 projetos e obteve a maior nota dos jurados. Na ocasião, o projeto foi contemplado com 40 mil reais e com um script doctoring do cineasta Roberval Duarte para o primeiro tratamento do roteiro. Em 2018, “Pelas ruas da Lapa” foi selecionado no laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, fruto da parceria entre o Festival Varilux e o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual. A orientação para o segundo tratamento do roteiro desta vez contou com a roteirista francesa Claire Barré. Em 2019, foi semifinalista do concurso de roteiros do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o FRAPA, um dos maiores festivais do continente voltados para roteiro.




“Pelas ruas da Lapa” faz parte de um conjunto de três projetos em homenagem ao lendário bairro carioca e Aqueduto da Carioca, atual Arcos da Lapa, cuja construção completará 300 anos em 2023. Os outros dois projetos são o longa-metragem de documentário, “Enquanto a cidade”, e a websérie, “O bairro das quatro letras”, todas criações da Verama Filmes. De acordo com o autor dos projetos, o diretor e roterista Silvio de Andrade, que morou no bairro quase toda a sua vida, “só um filme não seria suficiente para contemplar toda a riqueza de personagens, situações e lendas que marcam a história da Lapa, um dos locais mais importantes e contraditórios do Brasil, por onde passam pessoas de todo o mundo, de todas as classes sociais e de todas as tribos. Esses projetos serão uma grande celebração à Lapa, seus arcos, seus moradores e frequentadores”.


Para mais informações sobre “Pelas ruas da Lapa” e os outros projetos, não esqueça de seguir a Verama Filmes nas principais redes sociais.


(Fotos: Produção da Verama Filmes em parcería com Claudio Brandão e Giulia Luz do Projeto Fotográfico “(Re)trato - Experimentações fotográficas”)


Comments


bottom of page